terça-feira, 15 de abril de 2014

FLUMINENSE E BOTAFOGO - CAMPEÕES DE 1907






















Waterman, Victor Etchegaray , Salmon , J. Leal , Buchan , Gulden , Oswaldo Gomes, Edwin Cox, E. Reidy, E. Etchegaray e Félix Frias.




























Álvaro, Raul e Werneck ; Viveiros, Norman Hime e Lulu ; Ataliba Sampaio, Flávio Ramos, Canto, Gilbert Hime e Emmanuel.


O Campeonato Carioca de Futebol de 1907 foi o segundo campeonato de futebol do Rio de Janeiro. A competição foi organizada pela Liga Metropolitana de Football. O Fluminense e o Botafogo somaram o mesmo número de pontos ao fim da competição, e não chegaram a um acordo sobre o desempate. O Fluminense tinha melhor saldo de gols do que o Botafogo, inclusive nos jogos entre eles, e declarou-se campeão. Já o Botafogo exigia a disputa de um jogo-desempate, que não foi aceito pelo Fluminense. Sem conseguir conciliar os dois clubes, a Liga se dissolveu sem que um campeão fosse declarado.

Depois de quase nove décadas de brigas judiciais, a justiça desportiva determinou que os dois clubes foram campeões em 1907.
O Fluminense se recusou a disputar um jogo extra com o Botafogo, para decidir o título, se auto proclamando campeão. Não havia critério de desempate no estatuto da Liga. Em 1996, foi decidido pela Federação, a divisão do título entre ambos os clubes.
Outro fator que contribuiu para o fim da Liga foi o fato de Associação Athlética Internacional ter sido expulsa da Liga como punição ao wo de 29 de setembro. Em solidariedade, Fluminense, Payssandu e Rio Cricket também se desligaram da entidade. Isso decretou o fim da Liga.











Nenhum comentário:

Postar um comentário